quinta-feira, 9 de julho de 2009

QUEM SOMOS


O ESCAMBO COLETIVO é um grupo de atuação comunitária, criado em 2009 por estudantes, educadores e artistas, moradores do bairro de Paratibe, em Paulista-PE. O grupo surgiu com o objetivo de promover junto a comunidade, a utilização consciente e coletiva dos espaços públicos de lazer frequentemente esquecidos pelo Poder Público. Nossas ações integram a socialização de bens culturais, o acesso à informação, o debate de questões relacionadas ao direito à cidade e o fomento a práticas recreativas e comunitárias.  
Somos uma organização social autônoma e popular. Desenvolvemos ações afirmativas de caráter cultural, político e pedagógico, sempre em sintonia com as demandas das comunidades onde atuamos, buscando apoio junto aos seus próprios moradores, a outras organizações sociais autônomas e as pessoas que lutam por cidades mais humanas.
Desde 2009, realizamos o ESCAMBO CULTURAL no espaço público da Quadra do Mangueirão, em Paratibe, Paulista-PE. O ESCAMBO CULTURAL incorpora em seu formato, diversas experiências culturais, atreladas a discussões relacionadas ao Direito à Cidade e a promoção cultural, com o objetivo de despertar no público participante, o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos de lazer. Já foram mais de 80 bandas, grupos, poetas, artistas plásticos e coletivos da Região Metropolitana do Recife que disponibilizaram voluntariamente suas produções artísticas para o público do ESCAMBO CULTURAL.
Também realizamos o OCUPE, ação de intervenção urbana, cujo objetivo é promover a revitalização e resignificação de espaços públicos de lazer através da organização comunitária, da discussão de temas relacionados ao Direito à Cidade e da apresentação de expressões culturais produzidas nas localidades onde realizamos a ação.  Jam realizamos três OCUPEs, o OcupeLIBERDADE em junho de 2012 na Praça da Liberdade em Paratibe, o Ocupe03RODAS em outubro de 2012 na Praça das 03 Rodas em Paratibe, e o OcupeUNIÃO em março de 2013 na Praça da União em Arthur Lundgren I, todos em Paulista-PE. 
Utilizando em todas as nossas ações, música, poesia, fotografia, artes plásticas, troca de livros e exibição de vídeos, estamos propondo um novo significado para os espaços públicos de lazer da cidade. Significado que incorpora definitivamente a vida das pessoas ao uso coletivo dos espaços públicos das cidades.
No período de 2009-2012, foram produzidas as coletâneas musicais ESCAMBO COLETIVO 02 ANOS e ESCAMBO COLETIVO 03 ANOS disponíveis em https://soundcloud.com/escambocoletivo/, alguns vídeos disponíveis no canal do Youtube  https://www.youtube.com/EscamboColetivo e diversos textos e cartazes disponíveis no blog http://escambocoletivo.blogspot.com.br/.
Em todas as nossas ações, a produção é colaborativa e a captação de recursos financeiros é concentrada na contribuição de membros do ESCAMBO COLETIVO, na doação de recursos humanos e no lucro corresponde à venda de produtos durante os eventos.  

Um comentário:

  1. Massa galera! muito bom saber que paulista ta ativa. É muito original essa referencia ESCAMBO.
    Parabens

    ResponderExcluir